As casas inteligentes, onde tudo é feito por comando de voz ou por um simples toque na tela do celular, por muito tempo foi considerado a casa do futuro.
Hoje, as casas do futuro são realidade com a democratização e facilitação do uso de dispositivos que permitem a automação residencial de forma simples e rápida.
Isso foi o que chamou a atenção da WDC Networks, que abriu uma nova empresa voltada para o mercado residencial, a Casa Conectada, recém- inaugurada em São Paulo que vem chamando a atenção por utilizar tecnologia avançada e dispensar o uso de cabeamento para automação.
A Casa Conectada veio para desmitificar que a automação é apenas voltada para o público com alto poder aquisitivo ou apenas em grandes residências.
Veja também:
- Fechadura digital: conheça os principais modelos, funcionamento e vantagens
- Nova linha de ar-condicionado sem vento chega ao mercado; saiba mais
- Casa pré-fabricada brasileira conquista o mundo; veja fotos
“Hoje, qualquer residência, independentemente do tamanho pode ter automação e o principal sem a necessidade de obra. As residências inteligentes já são uma realidade no país e estão se popularizando cada vez mais através da integração com smartphones e assistentes pessoais”, explica Vanderlei Rigatieri, presidente da Casa Conectada.
Localizada em São Paulo, a loja conceito Casa Conectada traz um espaço onde é possível ter a experiência em cada detalhe de como os dispositivos podem ser instalados, sua facilidade, rapidez e funcionalidades.
“A grande inovação desses sistemas é a modularidade, ou seja, os projetos podem ser implementados aos poucos, através de sensores e módulos sem fios, evitando grandes intervenções nos espaços. A partir de R$150,00 já é possível fazer a automação de pequenos ambientes”, revela Rigatieri.
Veja também:
- Banheira com gravidade zero faz flutuar e ainda massageia
- 8 microcasas mais impressionantes do mundo
- Esta casa minúscula sobre rodas disparou na pandemia. Conheça ‘Natura’, que custa R$ 400 mil
Com a pandemia e a quarentena, as casas se tornaram também o escritório de muitas famílias que aderiram ao home office, as crianças passaram a ficar mais tempo em casa e, então, percebemos que vários processos poderiam ser facilitados, seja para conforto, rapidez, autonomia, economia, segurança ou sustentabilidade.
Os motivos e benefícios para automatizar são inúmeros, o único empecilho eram os processos que custavam caro, demandavam obra em toda residência. Hoje, com a tecnologia trazida pela Casa Conectada qualquer pessoa pode ir até a loja, comprar um kit inicial de automação e instalar dispositivos que você conecta na tomada, baixa o aplicativo e faz de forma intuitiva toda a automação através do celular ou assistente pessoal eletrônica, como a Alexa, da Amazon.
Veja também:
- Tonino Lamborghini: projeto de edifício italiano no Brasil é baseado em movimento e tecnologia
- Mais de 13 mil latas de alumínio decoram fachada de loja nos Estados Unidos
- Dubai Design Week: como será a arquitetura após a pandemia do Covid-19?
“Pensando em preservar o meio ambiente e evitar desperdícios, nós desenvolvemos todas as etapas do projeto – do orçamento a instalação. Com um sistema de painéis solares é possível chegar a uma economia de até 95% em sua conta de energia, por exemplo”, completa Rigatieri.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br